quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009


Nome completo
Anahí Giovanna Puente Portilla
Data de nascimento
14 de Maio de 1983 (25 anos)
Origem
Mexico, Cidade do México
País
Mexico
Gêneros
pop, dance e balada
Instrumentos
vocal e pandeiro
Período em atividade
2009 (Solo)2004-2009 (com RBD)2003 (com Clase 406)2001-2002 (com Kuno Becker)1993-2000 (Solo)1985-Presente (Atriz)
Afiliações
Dulce Maria, Maite Perroni, RBD


Biografia
Anahí nasceu na Cidade do México, no dia 14 de Maio de 1983, sob o signo de touro. Filha de Marichelo Portilla e Enrique Puente, é a irmã mais nova de Marichelo e Diana Puente. Por despontar muito cedo no cenário artístico, Anahí hoje é considerada uma das artistas de carreira mais consolidada em território hispânico. Atualmente está noiva do empresário mexicano Rodrigo Ruiz de Tereza; Anahí afirma que não pretende se casar agora. Hoje se dedica a sua campanha contra desordens alimentares e sua fundação Ana y Mia. Com o fim do RBD, Anahí pretende seguir com carreira solo.

Carreira

1986 – 1993: O ínicio da carreira
Anahí nasceu na Cidade do México aonde vive até hoje. Filha de uma Bancaria e de um Advogado e tendo duas irmãs mais velhas Marichelo e Diana.
Anahí sempre gostou de brincar de cantar e atuar com sua irmã do meio Marichelo. Com tres anos Anahí começou a cantar no coral da igreja junto de sua irmã do meio. Deste então a Mãe de Anahí decidiu colocar suas duas filhas para fazer teatro, pois ja notavasse que era isso que as duas queriam. Anahí e Marichelo sempre foram as mais profissionais entre seus amigos. Em pouco tempo as duas participaram de uma peça de teatro que no dia foi assistida pelos produtores da Televisa que de imediato ficaram encantado com as meninas que brilhavam em cima do palco. O produtor do série infantil chiquilladas logo adorou as garotas e em poucas ambas estavam participando do seriado e ja estavam sendo vistas por todo méxico.
Graças o sucesso da série, Anahí ganhou destaque por onde passava conquistando varios admiradores. desde então Anah[i passou a fazer vários comercias, o que mais se destaca é o de refrigerantes que tambem foi exibido nos estados unidos.
Em 1989 Anahí participou do filme Había Una Vez una Estrella aonde fez com que muitos telespectadores fosse vê o filme que na época foi recordisda de audiencia, e até hoje em dia é produzido e reprisado na tv mexicana. O filme obteve tanto sucesso que com somente seus seis anos Anahí ganhou seu primeiro troféu “Premios Ariel”.
Depois de alguns anos sem alguma aparição na tv Anahí volta na novela muchachitas [1991].
Com seus nove anos Anahí fez uma audição para participar do seriado musical mexicano “super ondas” que prometia ser febre naquele verão. Anahí passou e participou da série aonde obteve um grande sucesso e gravou um solo. Ao termino da série Pedro Damián a chamou para Trabalhar em sua nova novela “Angeles sin Paraíso”, aonde a própria cantou a musica da abertura. Vendo que a menina tinha um grande talento o produtor mexicano Peter Honerlage chamou Anahí para gravar um disco que começou a ser gravado em 1992 e foi lançado em julho de 1993, com o grande sucesso. Anahí começou a fazer várias aparições em vários programas de Televisão, a musica Te doy um besito serviu como encerramento de um programa do canal 5. Com dez anos Anahí se integrou na novela Madres egoístas.

1995 - 1999: Discos e outros projetos
Anahí começou a participar das gravações da novela “Alondra”, que foi vendida para muitos países e obteve grande sucesso. Com o grande sucesso da novela, o elenco de Alondra foi chamado para participar da peça de teatro "El fin de Alondra" que passou por varias cidades do méxico e foi lançado em DVD.
No final de 1995, depois que Anahí acabou com todos os compromissos e entrou de férias, Peter Honerlage a chamou para gravar seu segundo disco solo. O disco começou a ser gravado em dezembro de 1995 e foi lançado em junho de 1996, intitulado de “Hoy es Mañana” e teve muito sucesso. Corazón de bombón foi o primeiro single do disco e lançou até um vídeoclipe da música.
Em Agosto 1996, Anahí começa trabalhar na novela Tu y yo. Em outubro do mesmo ano, ela participou do espetáculo “Dia de los niños”, que contou com aproximadamente um milhão de pessoas, depois de vender mais de 1 milhões de cópias de seu disco por todo México, uma média boa para uma cantora 3 milhões cópias no México. Anahí fez uma pequena turnê pela cidade do México: "Anahí en conciertos".
Em 1997, ela começa a trabalhar na novela Vivo por Elena, que teve seu fim em 1998. Ainda em 1998, Anahí foi protagonista da série teen mexicana “Una pura y dos con sal”.
Em 1999, Anahí participou da novela Mujeres engañadas, onde interpretou seu primeiro personagem Antagônico. Em seguida, veio a novela “El diario de Daniela”, alavancando ainda mais a carreira da cantora, que participou da trilha sonora da novela.

2000 - 2006: A anorexia, Rebelde e RBD
Em 2000 Anahí começa a gravar seu quarto álbum como solista intitulado Baby Blue que foi lançado no dia 4 de julho de 2000, alcançado razoável aceitação de crítica e público.
Ainda em 2000 Anahí foi chamada por Pedro Damián para participar de Primeiro amor... a mil por hora, remake do clássico mexicano Quinceañera (1987) protagonizado por Adela Noriega e Thalía. Esta novela alavancaria de vez a carreira de Anahí colocando-a como uma das atrizes mais promissoras da nova geração mexicana.
Devido ao grande sucesso da novela, a Televisa ordenou que ela fosse esticada em dois meses, até fevereiro de 2001, para que Amigas y Rivales, a novela substituta, pudesse ficar pronta. Devido ao pouco tempo para a vida pessoal, Anahí passou a se dedicar totalmente a vida profissional e a intensa jornada de gravações. Neste período, devido ao curto espaço de tempo livre, fazia refeições rápidas ou então não comia nada. Acabou contraindo um distúrbio alimentar chamado Anorexia problema que quase á levou a morte em 2001.
Em 2002, após dois anos de ausência das telenovelas, Anahí voltou numa nova novela de Pedro Damián, repetindo a parceria de Primer Amor. Foi em Clase 406 onde ela deu vida á complexada Jéssica. Pela atuação ganhou o conceituado Prêmio Tv y Novelas de Mejor Actriz Joven 2003.
Em 2004 Anahí é chamada para integrar o elenco da novela juvenil Rebelde. Vivendo na pele de Mia colucci. Mia era uma menina Rica e popular no colégio, filha de um grande empresário da moda. Devido ao grande sucesso da novela que foi vendida para vários países e foi um estouro na época. os produtores lançaram a banda RBD que foi composta pelos protagonista da novela, e Desde então Anahí abriu mão de sua carreira solo para participar do grupo RBD. Em fevereiro de 2006 a banda RBD visitou o Brasil aonde fizeram uma coletiva de autógrafo na cidade de São Paulo, aonde acabou resultando na morte de três pessoas. Em outubro do mesmo Ano a banda volta ao Brasil com a turnê “RBD Tour Brasil 2006” aonde visitou doze cidades no final da turnê pelo Brasil o RBD gravou um DVD no Estádio do Maracanã no Rio de Janeiro, aonde compareceu mais de 60 mil fanáticos.

2007 - 2008: Turnês e o fim
No ínicio de 2007 Anahí e seus amigos da banda RBD se prepara para a tour Celestial que passa por vários países da América e Europa. Anahí abri sua loja que passou a ser situada na cidade do México Anahí World. Ainda nesse mesmo ano, Anahí participou do Sitcom RBD: La familia, que conta o dia a dia da banda RBD. No Brasil, o seriado foi lançado em formado DVD.
Em seguida Anahí fez uma participação especial em Lola érase Una Vez aonde interpretou ela mesma. E em meados de Dezembro Anahí participou do seriado de TV Plaza sésamo' e Skimo.Em 2008 o RBD se prepara para a nova turnê Empezar desde cero world tour, entre Abril e Maio o RBD visito o Brasil. No dia 21 de Abril de 2008, o RBD fez um show de graça na explanada dos ministérios, Brasilia aonde esteve presente mais de um milhão de pessoas. No dia 15 de Agosto de 2008 o RBD anuncia seu fim e que haverá a turnê de despedida. entre Novembro e Dezembro o RBD esteve no Brasil e fizeram show em varias capitais.

2009: Novos Projetos
Anahí começa a trabalhar em sua campanha contra Bulimia e Anorexia, nomeada de AnayMia, aonde Anahí faz trabalhos que são divulgados pela a Televisa.
A Produtora de Novelas Carla Estrada afirma "Anahí é uma menina que tem muito talento, conheço seu trabalho desde que tinha dois anos, canta, dança e assim por diante, mais na verdade não sei quais são seus compromissos", A propria convidou Anahí para participar de sua nova novela aonde Anahí será protagonista.
como ja tinha dito, a turnê de despedida visitou vários países e deixou o méxico fora dessa, quase confirmado o produtor Pedro Damián diz que "sim, tera uma tour pelo méxico entre abril, maio e junho".
Anahi ja esta trabalhando em seu mais novo album solo. Anahí vai voltar aos palcos, depois da separação definitiva do grupo RBD, em março de 2009, em carreira solo.
Segundo um site local, a artista nem saiu da banda e já está preparando seu quinto CD (primeiro pós-RBD), que deve ser lançado no primeiro semestre de 2009.
A publicação afirmou que a cantora contará com o apoio de Pedro Damián, produtor do RBD, e a colaboração de alguns produtores musicais que já ajudaram o grupo.



Studio Albums
1993: Anahí
1996: Hoy es Mañana
1997: Anclado en mi Corazón
2000: Baby Blue
2009: TBA

Compilations
2006: Una Rebelde en Solitário

VHS-DVD
2001: El Show de Anahí


Telenovelas

2009/2010 - Sortilegio - Helena - Protagonista


2007 - Lola...Érase una vez! - Anahí -Participação especial


2004/2006 - Rebelde - Mía Colucci - Protagonista


Série
Skimo como Anahí (2007)
RBD: La Familia como Annie - Protagonista (2007)
La Energía de Sonric'slandia como Mia Colucci (2005)
Addicion R como Paulina (2004)
Una pura y dos con sal como Marcela - Protagonista (1998)
Mujer, casos de la vida real como Ana (1996)
Papá soltero como tita (1993- 1994)
Super ondas como Marisol (1982)
Chiquilladas como Anahí (1985-1988)

[editar] Filmes
Ano
Título
2009
Camino Rebelde
1999
Inesperado Amor
1996
Tarde Azul
1991
Nacidos para morir
1989
Había una vez una estrella
1989
Asesinato a sangre fría

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário